O Prelo Curtiu

Envie sua dicas para serem publicadas aqui. Esta seção é feita com a sua colaboração. Participe! Mande seu e-mai para [email protected] 


Foto de divulgação

Biblioteca Parque de Manguinhos
Com o objetivo de facilitar o acesso à leitura, o espaço atende a 16 comu-nidades da Zona Norte do Rio, em um complexo multifuncional que inaugurou o conceito de biblioteca parque no estado. O espaço conta com um acervo de mais de 30 mil títulos. Além da exibição de filmes, oferece diversas atividades culturais em seus dois salões, nas salas de estudo, na filmoteca e na ludoteca. Abre ainda a sala Meu Bairro para reuniões dos moradores.

Serviço

Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica,
Rio de Janeiro – RJ
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h
Tel.: (21) 99384-3977
facebook.com/bibliotecaparquemanguinhos
instagram.com/bibliotecaparquemanguinhos


Instituto Conselheiro Macedo Soares
O semi-internato para meninas de 4 a 12 anos propõe orientação pedagógica, psicológica e atendimento médico, além de reforço escolar e refeições no período do dia em que as crianças não estejam na escola, contanto que suas mães estejam trabalhando. “Procuramos voluntários que pos-sam ensinar matérias escolares e informática”, diz Josemar Silva, líder na instituição. Interessados em colaborar com o projeto devem marcar uma entrevista através do e-mail e escolher um dia por semana para o trabalho filantrópico.

Serviço

Rua Aquidabã, 540 – Lins de Vasconcelos,
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2269-0597 (Josemar Silva)
E-mail: [email protected]


Foto de divulgação

Instituto Emarca de Pesquisa e Educação Profissional
O projeto funciona como oficina de leitura para crianças moradoras de comunidades carentes. Os voluntários são convidados a contar histórias e trabalhar a expressão dos pequenos. Além disso, também são oferecidas aulas de inglês e espanhol e biblioteca comunitária.

Serviço
Praça Carmela Dutra, 01 – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
institutoemarca.net
Horário: Terça-feira a domingo, de 10h às 19h


Foto de divulgação

Grupo Zanzar
O grupo de música e dança Zanzar reúne músicos e brincantes que se
apresentam em diversos espaços da cidade do Rio. Os ritmos brasileiros, como coco, jongo, carimbó, cavalo-marinho, maracatu, cirandas e frevo são trabalhados nas exibições, assim como em uma Roda de Coco aberta todos os meses nos Arcos da Lapa, e em uma Oficina de Danças Populares, feita semanalmente no Circo Voador. Realizam também oficina de danças populares, sempre às segundas-feiras, às 18h30, no Circo Voador.

Serviço

facebook.com/grupozanzar
Tel.: (21) 99366-8387 (Claudia Montelage)
E-mail: [email protected]


Cultura em Varre-Sai
Localizado no Largo da Igreja São Sebastião, o Casarão da Cultura de Varre-Sai conta a história da cidade a partir de fotos e objetos das famílias pioneiras. O espaço fica na antiga residência de Felicíssimo Faria Sal-gado, primeiro fazendeiro da região, e traz informações sobre a imigração italiana, a economia cafeeira e, ainda, a origem do nome peculiar. Além disso, a Sala Baden Powell dispõe de discos, objetos pessoais e fotos desse violinista, um dos maiores do país.

Serviço
Rua Felicíssimo Faria Salgado, 16 – Centro, Varre-Sai – RJ


Foto de divulgação

Cinema na Rocinha
A Biblioteca Parque da Rocinha oferece várias opções de lazer aos moradores, entre elas, a exibição de curtas e filmes. O Cine Pipoca é voltado especialmente para as crianças e acontece às quintas-feiras, às 14h. Todos ganham um saquinho de pipoca enquanto se divertem assistindo aos sucessos na telona. Já quinzenalmente, também às quintas, às 19h, é a vez dos jovens e adultos se entreterem. No Cine Rocinha, sempre são exibidos produções nacionais e, no final de cada sessão, é sorteado um jantar para duas pessoas.

Serviço
Biblioteca Parque da Rocinha
Estrada da Gávea, 454 – Rocinha,
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2334-7097
Cine Pipoca: toda quinta-feira, às 14h
Cine Rocinha: duas quintas-feiras por mês, às 19h.
Entrada Gratuita


Foto de divulgação

Nós do Morro
Criado em 1986 pelo jornalista e ator Guti Fraga no Morro do Vidigal, o projeto tem o objetivo de facilitar o acesso dos moradores à cultura e arte. A iniciativa oferece cursos de formação nas áreas de teatro (atores e técnicos) e cinema (roteiristas, diretores e técnicos) para alunos de dentro e de fora da comunidade.

Serviço
R. Dr. Olinto de Magalhães, 54 – Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 97628-4616

 


Projeto Ruas
Desde 2014, a iniciativa promove bem-estar e cidadania para pessoas que se encontram em situação de rua através de ações de saúde, arte, cultura e tecnologia, além de capacitação profissional, terapias e reconexão familiar.

Foto de divulgação

 

 

 

 

 

 

Serviço
projetoruas.org.br
E-mail: [email protected]
O Ruas aceita doações e oferece programa de voluntariado


Espaço Cultural da Grota

Foto de divulgação

Organização sem fins lucrativos presente na comunidade da Grota do Surucucu em São Francisco, cidade de Niterói. Através de atividades envolvendo música, arte, cultura e educação, buscam auxiliar jovens e crianças da
comunidade a desenvolverem suas habilidades e ampliarem suas
referências culturais.

Serviço
Rua Otto Bastos, 23 – Pendotiba – Niterói – RJ
Tel.: (21) 97628-4616