Paraty

Aos pés das montanhas que formam divisa entre Rio e São Paulo está localizada a charmosa Paraty, centro histórico de grande importância durante a colonização do Brasil. Tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, a cidade que foi ponto de saída de ouro e açúcar para Portugal, mantém a arquitetura colonial e as belezas naturais. A caminhada pelas ruas de pedras irregulares é lenta e tem o poder de levar a imaginação para o séc XVII.  As telhas sem padrão, moldadas nas coxas de escravas e os desenhos maçônicos, geométricos em relevo que decoram as fachadas das construções completam a viagem no tempo.

A cidade é uma  ótima opção para os que gostam de cultura e arte. Abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty, o Museu do Forte Defensor Perpétuo, além de muitos artistas independentes que movimentam a economia criativa com seus ateliês e eventos periódicos. Contudo, os que preferem a beleza natural têm opções nas reservas ambientais do município. Trindade é o principal destaque, com opções de praias, cachoeiras e trilhas. A gastronomia de Parity também é famosa, com restaurantes premiados e alambiques de cachaça.

 Paraty recebe visitantes de todo o mundo também pelos tradicionais eventos religiosos e culturais, como a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Para mais informações sobre cidade e seus eventos acesse www.paraty.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.