Geração Alpha e as profissões do futuro

Crianças e tecnologia. Há tempos se fala sobre os malefícios da introdução de aparelhos eletrônicos e internet na infância e os problemas tardios em torno disso. Os mais novos aprendem a lidar e criam autonomia sobre esse mundo cada vez mais cedo e isso desperta o alerta de psicólogos, que se preocupam com o excesso de telas na rotina das crianças. Muitos pais vivem o dilema: restringir o uso desses aparelhos priorizando as relações interpessoais ou incentivar os pequenos oferecendo um direcionamento já que as futuras profissões exigirão habilidades tecnológicas e, portanto, a afinidade com o mundo digital desde já pode ser útil.

O mercado da tecnologia da informação teve um aumento notável durante a pandemia. Somado a isso, estão surgindo cada vez mais escolas voltadas a ensinar design gráfico, criação de jogos virtuais, edição de vídeos, programação e robótica. Um exemplo é a Zion. Rogério Felix, diretor acadêmico da escola de entretenimento e idealizador do programa Zion Geek – para crianças a partir dos seis anos, fala sobre a criação de uma metodologia de aprendizagem específica para os pequenos. “Começamos a observar uma demanda muito grande de irmãos de alunos querendo estudar aqui. A partir dos seis anos os pais nos procuram para saber se os filhos poderiam se matricular.”

O diretor também explica que a didática utilizada para as crianças é diferente da aplicada aos adultos. “Elas aprendem brincando, em uma metodologia ‘gamificada’ na qual elas conquistam as coisas e vão aprendendo a aplicar dentro da programação”.

Aula de programação de games / Foto: Rede Social

Além da metodologia diferenciada, que torna a aprendizagem um momento de lazer, o m processo construtivo e controlado com tecnologias pode trazer benefícios à vida acadêmica das crianças, afirmam os professores referindo-se ao estímulo do raciocínio lógico.

Outro modelo de escola de tecnologia para crianças disponível no mercado é a plataforma digital com professores particulares em aulas on-line. Um exemplo é a BYJU´S Future School, considerada a maior escola de programação do mundo e a maior startup da Índia. A escola de ensino à distância já conta com mais de cem milhões de alunos de diversas nacionalidades e tem investido em publicidade no Brasil. A professora de programação da BYJU´s, com formação em pedagogia e pós graduação em neuropsicopedagogia, Camila Tavares, afirma que o contato produtivo com as tecnologias pode melhorar o desempenho no colégio.

A neuropsicopedagoga ainda explica que nessa idade as crianças são chamadas de aprendizes “esponjas”, pois o cérebro consegue absorver bastante informação, o que torna a idade ideal para aprender conteúdos novos.

Ainda há no mercado a oferta de um terceiro modelo de ensino de tecnologia às crianças. A Moleque de Ideias, em Niterói, RJ é uma corporação que trabalha com engenharia de software e aposta em um ambiente de aprendizagem livre que, diferente de uma escola, não possui aulas nem turmas. A proposta é dar espaço e autonomia às crianças, a partir dos quatro anos, para praticarem o que quiserem.

Pequena Alice aprendendo programação

Leila Miranda, de 64 anos, formada em Engenharia de Produção e em Análise de Sistemas, com especialização em Educação Profissional e uso de Tecnologias Digitais na Educação, é uma das idealizadoras e fundadoras da Moleque de Ideias. Ela explica sobre o aprendizado livre das crianças: “Estimulamos a autonomia, a amizade e o bem-estar de cada uma delas.”

Ademais, ainda segundo Leila, o ensino de atividades como programação e computação desde a infância pode ajudar no desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills), como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

Algumas das oficinas oferecidas são de programação de jogos, fotografia, vídeos, robótica e tecnologia digital – além de atividades fora de tela, como horta, confeitaria e modelagem. Leila ressalta que os pais conseguem acompanhar o processo de criação e aprendizagem dos filhos. “Todas as atividades das crianças são apresentadas aos familiares sob a forma de relatórios escritos e com fotos, semanalmente e os pais adoram”, explica a educadora.

Os profissionais de Tecnologia da Informação recomendam um lugar seguro para o desenvolvimento de habilidades e aconselham os pais a não verem os computadores como os vilões da infância. Paula Salgado é mãe do pequeno Manuel, de oito anos, e permite que ele se divirta e aprenda realizando as atividades preferidas. “Quero ver meu filho feliz e aprendendo o que ele gosta, ajudando na sua formação como ser humano. Quero que ele saiba trabalhar em equipe, aguardar a sua vez e ouvir o outro.”

Manuel no ambiente de aprendizagem livre

Nesta época pós-pandêmica, uma preocupação de muitos pais é com a ressocialização dos filhos. Paula relata que Manuel é muito extrovertido e conseguiu uma amiga especial nessa experiência tecnológica para desenvolver ideias. Ainda assim, a mãe não descarta as atividades físicas na rotina dele. Segundo ela, o filho está sempre se movimentando nas aulas de capoeira e futebol.

Conhecendo as crianças

A geração Alpha – também conhecida popularmente como “geração tablet na mesa” – agrupa as crianças nascidas a partir de 2010 e tem como principal característica a familiaridade com eletrônicos. A maior parte dessa geração chegou a ter contato com o mundo digital antes mesmo de completar o primeiro ano de vida.

A psicóloga e pós-graduada em Psicologia Social, Ana Clara Pequeno, reforça que isso acontece porque o mundo também mudou e, muitas vezes, os pais acabam apelando para distrações mais fáceis, principalmente em momentos turbulentos. “Sem o apoio das escolas e demais suportes de cuidado durante a pandemia da Covid-19, os eletrônicos se tornaram um grande aliado dos cuidadores, que precisaram se adaptar à vida de home office e também lidar com o estresse e ansiedades”, explica a profissional.

Ana ainda faz um apelo aos pais para que controlem o tempo de tela dos filhos, principalmente nos primeiros anos de vida.

A neuropsicóloga Manuela de Paula, com pós-graduação em neuropsicologia e em terapia cognitivo-comportamental, reitera que o estímulo da comunicação de forma pessoal é fundamental para o desenvolvimento social da criança. “Já tive casos de pacientes que foram encaminhados para mim porque a criança estava com baixo contato ocular. A família suspeitava de autismo, porque a criança não se comunicava, não estabelecia e nem mantinha contato visual prolongado.” Durante a avaliação, a psicóloga percebeu que a criança não interagia nem com a mãe, preferia falar com ela por WhatsApp. “Então, se ela não precisa usar o contato pessoal, ela não aprende e realmente tem dificuldade depois”, conclui.

Todavia, Manuela não descarta a possibilidade da tecnologia ajudar a desenvolver técnicas e contribuir com o aprendizado das crianças. “Já participei de pesquisas e projetos que mostravam como a tecnologia auxilia no processo de alfabetização, por exemplo. Quando bem utilizada, bem empregada, ela só agrega. Hoje eu acredito que ela, bem utilizada, tem mais benefícios que malefícios.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.