Afasia – a síndrome que acometeu o ator Bruce Willis

Arte da capa por Rayssa Sanches

Por Fabíola Thereza

 

Depois que o ator de Hollywood Bruce Willis, famoso por protagonizar filmes como Duro de Matar, O Sexto Sentido, Corpo Fechado e muitos outros sucessos, foi diagnosticado com afasia, o tema gerou curiosidade sobre o motivo que o vitimou. A família de Bruce, 67, anunciou que ele está afastado temporariamente da carreira devido a esse tipo de síndrome, que afeta a linguagem e a comunicação.

A doutora em Ciências Morfológicas e Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Drummond, que atende casos específicos de pessoas com afasia, diz que como a família do ator não anunciou uma lesão cerebral, como o AVC (acidente vascular cerebral), provavelmente o quadro dele pode ser afasia progressiva primária (APP), uma síndrome demencial, progressiva e degenerativa, um segmento mais raro. “Na verdade, é um quadro que se inicia pela linguagem, por isso se dá o nome de afasia progressiva primária, diferente das demais, pois não se trata de uma lesão súbita. Não há um tratamento específico conhecido, mas existe uma pesquisa multicêntrica iniciada no Brasil, nas universidades UFMG, USP, UFRJ no IDOR, com a finalidade de descobrir as diferenças das APPs nos quadros iniciais”, relata a doutora.

Outros famosos que adquiriram a afasia foram Emília Clarke, da série Games of Thrones, a atriz Sharon Stone, do filme Instinto Selvagem, Kate Walsh, atriz de Grey`s Anatomy e o músico Randy Travis.

 

Entendendo melhor a afasia

Compreender, falar, ler e escrever. Essas linguagens corporais e mentais estão diretamente relacionadas à função cerebral. Porém, tais habilidades podem se perder total ou parcialmente quando se adquire a afasia. O afásico pode ter dificuldades de expressar sua comunicação e, com isso, o convívio social prejudicado.  Alguns dos fatores resultantes nessas sequelas estão relacionados ao acidente vascular cerebral (AVC), traumas ou tumores cerebrais, em sua maior parte ocasionados no hemisfério esquerdo do cérebro. Algumas atividades consideradas simples, como a formulação de uma frase, podem representar uma grande dificuldade para o afásico.  

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o AVC atinge cerca de 15 milhões de pessoas no mundo a cada ano. No Brasil, estudos apontam que é o segundo fator de risco que mais mata.  A extensão da lesão neurológica determina a gravidade da sequela e a reabilitação, executada por uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta,  psicólogo,  neuropsicólogo e terapeuta ocupacional, é importante para a recuperação do paciente. O diagnóstico é feito pelo médico neurologista, que leva em consideração os exames de imagens, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Entretanto, segundo o neurologista Dr. Victor Calil, a afasia também pode ser identificada em análise física. Os sinais são percebidos com a dificuldade na emissão de palavras, numa fala confusa e sem sentido, sintomas que, erroneamente, podem ser diagnosticados como confusão mental. “Qualquer lesão cerebral que afete os centros corticais da emissão e compreensão de fala ou as conexões entre esses sistemas tem como causas as doenças vasculares isquêmicas e hemorrágicas, tumores e doenças degenerativas. O hemisfério responsável pela linguagem é chamado “dominante” em pessoas destras, que são a maioria. O hemisfério dominante é o esquerdo em 99% dos casos e, mesmo em pessoas canhotas, é mais comum que o hemisfério esquerdo seja o dominante, mas não numa proporção tão alta quanto nos destros. Porém, existem casos incomuns em que há afasia por lesão do hemisfério direito”, explica Dr. Victor. Ele esclarece ainda que também há casos de pacientes afásicos que passam a apresentar sotaque diferente da língua nativa.

Resiliência, confiança e fé são palavras que refletem a trajetória de vida da empresária Sonia Reinol, de 60 anos. Ela viu sua vida mudar radicalmente após um AVC hemorrágico. Decidida a lutar pela vida, surpreendeu até os profissionais que a acompanharam pela dedicação e perseverança.

Tudo começou quando a empresária chegou em casa após um dia exaustivo de trabalho, apresentando dormência e câimbras durante o banho, até perder a consciência e ser encontrada caída no chão pela filha. No hospital, passou pelo coma por 14 dias e, ao acordar, faltavam-lhe as palavras e a compreensão. Ela adquiriu a afasia em decorrência do AVC e, com a ajuda da família, logo iniciou a reabilitação fonoaudiológica, fator determinante para a sua recuperação. Com a memória parcialmente afetada, precisou reaprender atividades simples, como cantar a música “Parabéns a você” e conta que levou oito anos para compreender a letra.
Assim foi o recomeço de sua vida.

 

Capa do livro A Filha do Rei. Foto: Marco Serra

 

Espiritualizada e com o objetivo de difundir informações sobre a afasia, Sonia escreveu um livro contando a sua história, transcrita pelo amigo jornalista, Paulo Miller.  Em “A Filha do Rei”, ela descreve sua infância pobre, em Niterói, até a vida adulta. Após o diagnóstico de afasia, Sonia descobriu outros potenciais, como o de atriz. Sua rotina alterna entre aulas de teatro, cinema, dublagem, canto e pandeiro, este que ela afirma tocar muito bem. Com a agenda lotada, ainda reserva tempo para aulas de matemática e não abre mão das sessões diárias de fonoaudiologia. Para fechar, à noite, toma uma taça de vinho para relaxar e diz que “ninguém é de ferro”.

Durante onze anos convivendo com a afasia, Sonia celebra a vida, o amor que tem dos filhos, dos amigos e faz questão de divulgar sua história para ajudar outras pessoas. Hoje, consegue se comunicar muito bem, graças à sua força de vontade e à terapia diária. Sua fonoaudióloga, Cláudia Drummond, conta que, no início, o prognóstico não era favorável e a compreensão da fala, dificílima, mas se surpreendeu com a reabilitação dessa paciente que se reinventou. “É um caso de pessoa ativa e mobilizada por si só, que entendia o que estava acontecendo e queria melhorar”, conclui Cláudia.

33 Replies to “Afasia – a síndrome que acometeu o ator Bruce Willis”

  1. Muito boa essa matéria de Fabíola Thereza, publicada na Revista O Prelo. A jornalista soube bem aproveitar uma notícia recente sobre o problema que acometeu o ator Bruce Willis, a ponto de afastá-lo da carreira. Outros detalhes importantes, como depoimentos de especialistas e de uma paciente que sofre de AFASIA, foram fundamentais para chamar a atenção das pessoas sobre essa síndrome. Parabéns à jornaista, à Revista O Prelo e, claro, à responsável pela arte da capa, Rayssa Sanches.

    1. Sonia Reinol foi um caso de dedicação e amor a vida. Foi um susto muito grande q abalou a tds. Uma história de superação incrível.

    2. Muito interessante e importante essa matéria e o livro, pois passam a exclarecer e a divulgar essa síndrome que poucas pessoas conhecem e da esperança para quem possui a síndrome.
      O livro é um exemplo disso!
      Parabéns Sônia Reinol.

    1. Que reportagem legal. Nos ensina sobre uma doença muito desconhecida. Além disso, ao final, mostra uma história linda de superação.

  2. Parabéns Fabiola Thereza pela matéria. Conheço a Sonia Reinol que realmente tem uma linda história de vida e que pode contribuir com muitas pessoas que porventura tenha que enfrentar problema semelhante.

  3. Excelente matéria!! O depoimento da Dra. Cláudia Drummond foi altamente esclarecedor e até mesmo didático, uma vez que apresentar o relato de uma paciente que viveu esta síndrome e com foco, determinação e resiliência foi fundamental para a divulgação da Afasia para um público que tão pouco conhece a referida síndrome e também para aqueles que a desconheciam .
    Parabéns pela matéria e principalmente por contextualizá-lá com o exemplo vivo da paciente que se reinventou.

  4. Matéria muito emocionante e esclarecedora!
    Tia Sonia superou todas as espectativas de recuperação, e de quebra conseguiu fazer com que inúmeras pessoas aprendessem sobre a afasia, que orgulho!

  5. Excelente matéria e no momento oportuno. Tenho orgulho de ser irmã da entrevistada Sônia Reinol, que nunca se deixou dominar pelas sequelas de um AVC avassalador. Que a história de superação dela venha influenciar positivamente um sem número de pessoas que enfrentam situação semelhante. Parabéns a toda a equipe…

  6. Ana Marli Silveira da Rocha 01de abril de 2022
    Fui secretaria da empresária Sonia Reinol e foi um choque pra mim o ocorrido com ela. Mulher guerreira, empresária maravilhosa e humana e por todos esses motivos foi abençoada e hoje continua na luta dessa doença tão evasiva AFASIA. E tenho certeza que cada dia com sigficativas melhoras. Muita força de vontade e luta. Parabéns pela reportagem da revista da imprensa Oficial . Importante para o mundo todo divulgar essa doença tão desconhecida por muitos. Sonia Reinol é um exemplo de força, fé , coragem e perseverança.

  7. Matéria bastante esclarecedora à respeito de um tema que ainda é desconhecido por muitas pessoas.
    Histórias de superação como a da empresária Sonia, servem de motivação e esperança para pessoas que tem afasia e/ou qualquer outro problema.

  8. Matéria esclarecedora, muito bom saber!
    Sonia superou tudo para sua recuperação, e ainda conseguiu que muitos entendessem melhor sobre a afasia. Parabéns pela matéria! Você está no mundo para mostrar que a vida é boa e que podemos superar os obstáculos!
    Parabéns pelo seu aniversário, felicidades, saúde, sucesso, tudo de bom! Bjs

  9. Parabéns!!!! Matéria muito importante, para trazer mais informações e esperança, com a história de superação da minha querida amiga Soninha Reinol ! Uma Guerreira que a cada dia nos surpreende com suas vitórias!!!!!

  10. RJ 02/04/22
    Conhecemos Sônia Reinol há, uns 4 anos, pessoa decidida, esforçada, sempre atenta e se superando! Nunca deixou de falar sobre sua experiência com essa doença, devastadora, em sua mente. Porém, superando, dia a dia, nos surpreende com sua vitalidade!! Parabéns amiga!! Vc, realmente é filha do Rei que, por todos esses anos, tem te sustentado!! Graça e paz!!

  11. Parabéns Sônia!!!
    Seu caso é de uma superação louvável .
    Essa reportagem me surpreendeu, pois é uma doença que acomete muitas pessoas e praticamente desconhecida.

  12. Eu não sabia e nem imaginava que existia a Afasia. Que você tenha muita força e perseverança em seu tratamento e em espalhar o seu conhecimento, o que com certeza ajudará muitas pessoas.

  13. Excelente matéria sobre afasia, muito esclarecedora e oportuna.
    Em relação à empresária Sonia Reinol, fica evidente a sua determinação em superar esse problema tão grave, mas ela soube lutar e vencer esse obstáculo em sua vida. Seu livro “A Filha do Rei” narra com detalhes sua luta em vencer várias dificuldades no transcorrer de vitoriosa trajetória.
    Eu recomendo esse livro a todos.

  14. Excelente matéria sobre Afasia. A Dra Claudia Drummond é uma fonoaudióloga que entende muito do assunto. É didática e esclarecedora ao falar sobre APP. Sonia Reinol compartilha sua experiência com a afasia e ajuda a divulgar e tornar conhecida essa condição que afeta a linguagem oral e escrita das pessoas. Parabéns!

  15. Excelente matéria! Assim como em muitos outros moentos da vida, aprendemos mais uma vez com essa gra de mulher Sonia Reinol. Tenho orgulho de ser sua amiga e assitir esse grande processo de coragem, fé e superação!

  16. Parabéns pela garra. Vc é uma guerreira. Que vc continue sendo esse exemplo de força de vontade e superação. Deus te abençõe sempre. ❤👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺

  17. Parabéns pela matéria!
    Sônia Reinol é um exemplo de como é possível ter a capacidade do Ser Humano se reinventar e se superar com Resiliência, Fé e Força diante das adversidades que acontecem repentinamente e inesperadamente, assim como ocorreu com o ator Bruce Willis. Somos passagem nessa vida, e o livro da Biografia da Sônia, A Filha do Rei, nos apresentam importantes capítulos de uma Grande Guerreira onde sem dúvidas, ao ler o mesmo, nos motiva a enfrentar e superar os nossos problemas com muita motivação.

  18. Conheci a Sônia sempre alegre e comunicativa. Fiquei impressionado ao saber da história dela lendo esta matéria. Não imaginava que ela havia passado por toda essa luta. Incrível!

  19. A Sônia é um verdadeiro exemplo de resistência e perseverança. Dou aula de canto pra ela a quase 10 anos e é incrível a progressão dela e sua força de vontade.
    Uma grande mulher! Essa sim merece estar no topo!

  20. A Sônia sempre foi uma guerreira, depois da doença mostrou quanto é resiliente e determinada , um exemplo de mulher , nunca conheci uma mulher como ela ….tenho muito orgulho de ser amiga desta grande mulher …

  21. Eu e minha família conhecemos a Sônia a muitos anos, Pessoa forte e de caráter excepcional é muito, muito simpática e alegre. Quando você convive com ela não tem como saber que ela tem Afasia. Sendo bem sincero eu mesmo não sabia que ela tinha. Hoje a minha admiração e da minha família aumentou mais ainda por tudo que ela passou.
    Sônia parabéns, você é excepcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.